Mostrando postagens com marcador escotismo. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador escotismo. Mostrar todas as postagens

domingo, 24 de maio de 2015

Passeio de Barco

     Após um jogo democrático na nossa Alcatéia, os lobinhos elegeram este como o melhor passeio proposto para a participação de suas famílias. Detalhe: por muitooo pouco ganhou da atividade que ficou em segundo lugar - torta na cara entre pais e chefes, ufaaaa!  Partímos às 10:30 do píer localizado debaixo do cartão postal da cidade de Florianópolis, a Ponte Hercílio Luz, no Barco Pirata Holandês Voador, da Scuna Sul. Conhecemos as Ilhas de Ratones e de Anhatomirim conhecendo suas respectivas Fortalezas de Santo Antônio de Ratones e de Santa Cruz de Anhatomirim. 
     Paramos na Praia de Governador Celso Ramos para almoçarmos mas como já tínhamos feito o passeio no ano passado, sabíamos que o restaurante era dureza de encarar então optamos por fazer um delicioso piquenique! 
     No nosso retorno tivemos uma deliciosa surpresa! Fomos abençoados com a visita de dezenas de golfinhos que deixaram todos boquiabertos e eufóricos! Contamos com a maioria da Alcatéia e entre pais, lobinhos e escotistas estávamos num total de 56 pessoas. Foi um dia para guardar pra sempre na memória!
















sábado, 16 de maio de 2015

Curso Básico - Ramo Lobinho

     Final de semana super divertido! Muito legal finalmente fazer esse curso, que foi aplicado em forma de acampamento com um pernoite. Muito aprendizado, muita troca de experiências, novas ferramentas, novos caminhos, novas amizades! A dinâmica do curso foi bem diferente do preliminar, dessa vez o curso foi específico por ramo, eu fiz no ramo lobinho mas também aconteciam cursos no ramo escoteiro e sênior. A turma foi dividida em matilhas e tínhamos a perspectiva de um lobinho. Eu era da matilha marrom juntamente com a Marcia, Gisele, Rose e Fabrício. Agora é correr atrás para finalizar as tarefas! Doida para aplicar os aprendizados novos nos meus lobinhos!

     A equipe do curso: Chefes Ramon, Janice, Ana Lúcia, Sérgio e Arno com a galera!

Matilha Marron

 Jogo Democrático e nossa obra de arte!

 Destaque pro maneiríssimo jogo noturno!

Melhor Possível!

domingo, 26 de abril de 2015

Acantonamento na Lagoa do Peri

     Delícia de final de semana! Acantonamos, Amaro, Ana, 23 lobinhos e eu, no Campo Escoteiro Oscar Jorge Knorst, do grupo escoteiro Anchieta, às margens da Lagoa do Peri no Sul da Ilha. Que lugar mais lindo!
     O acantonamento visou a confraternização entre os lobinhos, entre eles e a chefia e também o aprendizado de algumas técnicas escoteiras. A diversão prevaleceu e o espaço maravilhoso colaborou muito para a diversidade das atividades. Tivemos um momento espiritual onde foi reforçada, através de uma história, a importância de olhar e querer a todos como amigos, independente das diferenças que possam existir.
     Como tínhamos a passagem de três lobinhos, a tropa escoteira acampou conosco e a integração entre as seções foi muito boa. Tivemos também a oportunidade de conviver com alguns pais, que nos ajudaram com a preparação das refeições.
     Para a Julia e o Pedro, bem como para todos os meus outros lobinhos, foi uma oportunidade incrível de crescimento, de dentro das suas possibilidades, se virarem sozinhos, arrumarem a própria mochila, organizarem suas próprias coisas, dobrarem seus sacos de dormir, lavarem sua louça, fazerem muita bagunça, gargalharem bastante, levarem muita picada de mosquito pq não ouviram a chefe quando ela mandou todo mundo passar repelente, de ajudarem uns aos outros, de fazerem seu melhor possível!
 

 Em sentido horário: Ana, eu, Acácio, Alice, Juju, Duda, Maiara, Otávio, Pedro, Pepê, Kieser, Sofia, Waltinho, Amaro, Isabela, Ian, Indi, Isadora, Henrique, Helena, Hector, Lipe, Arthur, Artur, Kauan e Aninha! Ufa!
 







 Juju e Indi
 
Hector, Pedro e Kieser renovando suas promessas de lobinho
e se despedindo da Alcatéia.
 
 

domingo, 6 de abril de 2014

Acampamento Grupal no Camping do Rio Vermelho

     Chegou o grande dia. Depois de zilênios, fui acampar de novo. Como Chefe. Com meus três filhotes. Tô numa felicidade que não cabe em mim. Ainda não faço a menor ideia de como é ser chefe de uma Alcatéia mas fui de peito aberto pra viver uma super nova experiência, pra aprender, pra ensinar, pra compartilhar, pra curtir. Na Chefia da minha sessão além de mim: Claudia, Amaro, Elisa, Eliane e a também novata Cynthia. Foi um final de semana incrível, cansativo pra caramba mas muito legal. Todas as crianças se divertiram e super se viraram. Para a Nanna foi o primeiro acampamento como guia. Para os pequenos foi uma nova aventura! Uma aventura repleta de brincadeiras mas também muito enriquecedora e de muito crescimento. 





 Confeccionando a lembrança para o dias das mães com a ajuda da Chefe Glaucia!


 Brincadeira com bolas cheias de água, a preferida do lobinhos!

 Trote nas chefes novatas! Que medo dessa água gelada estourar em mim! 
Ainda bem que somos peitudas! Hahaha! Foi moleza!!!

      No fogo de conselho uma mini fagulha voou e agarrou no casaco da Nanna começando um pequeno foguinho no braço dela. Eu já  estava saltando por cima dos lobinhos mais estabanada do que vc consiga imaginar quando um sênior que estava ao lado dela percebeu o foguinho e o apagou, a salvando do mico que eu estava prestes a pagar!

 Juju e sua primeira noite no mato com a Chefe Elisa e Lulu.

 Eu e meus lobinhos: Pedro, Otávio e Arthur.


 No acampamento tivemos a oportunidade de plantar algumas palmeiras no Camping e
 uma delas foi apadrinhada com uma plaquinha do nosso grupo. Muito legal!

sábado, 22 de março de 2014

Raízes

     Quando levei a Nanninha para sua primeira reunião, no Grupo Escoteiro Nossa Senhora Medianeira em Curitiba, ainda no Ramo Lobinho, meu coração apertou de felicidade e nostalgia. Eu não queria sair de lá! Julia ainda era um bebê e eu estava grávida do Pedro. Não tinha como ficar. Os anos foram passando, as crianças foram crescendo e eu não via a hora de colocar os dois também no escotismo. Na minha opinião o movimento é inspirador e tem o poder de transformar os jovens na sua melhor versão. 
     Pedro está quase, quase na idade de poder participar, acabou de completar seis anos, faltam seis meses para ele poder ingressar. Então hoje resolvi conhecer o Grupo Escoteiro do Ar Hercílio Luz. Fui até lá para dar uma sondada e para increver a Julia e a Nanna. Acho que estava escrito bem na minha cara o quanto eu sou fã do movimento, o quanto eu adoro e sinto saudade. No que eu perguntei quando o Pedro poderia entrar a resposta veio na lata: ele pode entrar agora, se vc também entrar. Hã?! No segundo seguinte, eu estava sendo apresentada à Alcatéia como a nova assistente: Chefe Renata! 
     Gente, é muita emoção! Depois de tantos anos, finalmente, eu volto às raízes. 



     Agora, segura, peão! Daqui a duas semanas eu vou acampar com as crianças! Frio na barriga só de imaginar! Ulalá!!!

sábado, 9 de junho de 2012

AcamHokão

     Nanninha encontrou um novo grupo escoteiro aqui em Brasília e este foi seu primeiro acampamento com eles. Pegou logo um de quatro dias, ui! A chefe dela veio conversar comigo, me perguntar se a Nanna era casca grossa ou se antes fazia parte daqueles grupinhos de criancinhas mais fresquinhas, uahahahahá! Pensei logo na dinda dela, né, Carol? Final de acampamento eu com lama até nos cabelos e Dona Caroline impecável! Aquele tênis branquinho! Ai, ai...
     Quando contei pra ela do papo com a chefe, ela se animou! Essa é minha filha! Hahaha!
     No terceiro dia as famílias puderam ir até o local para uma visita. Claro que eu levei um contrabando do bom pra patrulha dela! Sensação nostálgica ir até lá! No final ela voltou imunda, uns 2 quilos a menos, com dor de barriga e exausta mas com uma lembrança melhor que a outra! Muito legal!
     

Pronta para a festa brega do acampamento!


 Cupcakes de ovomaltine de contrabando! Nham! Olha a cara da Juju! Hahaha!


Filha de peixe!

O local do acampamento, que lindo!