Mostrando postagens com marcador Oxford. Mostrar todas as postagens
Mostrando postagens com marcador Oxford. Mostrar todas as postagens

quinta-feira, 24 de dezembro de 2015

Natal 2015

     A realidade das famílias que moram no nosso college é a mesma que a nossa: todo mundo super longe de "casa". Então pensamos: pq não passarmos todos juntos? Então assim fizemos!
     Chamei todo mundo aqui pra casa e foi um dos Natais mais animados da minha vida! Rosario e Hugo são mexicanos e têm 3 filhos, Fabíola e Javier são chilenos e pais do Raimundo (3), Maria e Hugo também são chilenos, pais de Victoria (12) e Catalina (5). Com culturas tão diferentes decidimos que cada um faria a sua própria ceia com uma quantidade um pouco maior do que apenas para a sua família, assim, todos poderíamos experimentar um pouco da comida do país do outro. Cada família também quis fazer uma sobremesa. Caraca! Foi um banquete!



     Uma coisa que eu estou aprendendo por aqui é a ser menos preocupada com a perfeição do jantar. Não com comida em si (pq essa sempre tem que ser boa!) mas com a organização de uma forma geral. Só depois de vir para cá que eu me toquei que quando recebia gente em casa tinha umas neuras do tipo: não pode faltar nada, a casa deve estar impecável, até se tinha papel higiênico para todo mundo fazer número dois eu tinha que ter! Então muitas vezes deixava de fazer encontros só por causa do trabalho que iria ter. Cara, não precisa ser assim! Aqui a parada é outro nível. Já fui a vários eventos na casa de amigos que tinha mais gente do que cabia, que tinha menos pratos que o número de convidados aí vc tinha que ir lá lavar quando alguém terminava, que o anfitrião pediu pra vc colocar o lixo lá fora já que vc está saindo! É muito mais relax, só o que importa é estar junto e ter um momento divertido! 
     Esse Natal foi a prova cabal dessa nossa nova fase! Aqui em casa só tenho 5 pratos, 5 garfos, 5 facas e por aí vai. Taça de vinho? Tenho 2. Como é que eu ia receber esse povo todo? Pegando com os vizinhos! Além de trazer a comida, a Rosario trouxe os pratos, a Maria os talheres e taças e assim ficou tudo resolvido! E por aqui não teve nada de errado ou estranho nisso. O importante foi possibilitar passarmos juntos! Se tem uma coisa que eu vou tirar daqui é isso: menos neura, por favor!

E ainda fizemos um amigo secreto!!!





sábado, 19 de dezembro de 2015

Sobre o sentido do Natal

     Como vamos morar somente por um ano aqui em Oxford e a volta será apenas com o que couber na mala, tudo o que a gente vai comprar a gente se pergunta se realmente precisa. Não tem sentido nem um comprar um monte de coisas se daqui a pouco a gente vai voltar pro Brasil e não vai ter como levar tudo junto com a gente. É chato pq às vezes parece que eu tô meio que acampando por um ano, hahaha! Mas para viver uma experiência dessas, tá valendo.
     Com o Natal se aproximando, as crianças ficam doidinhas para montar a árvore. Esse é um grande momento aqui em casa. Temos uma árvore maior que eu e muitos, muitos enfeites. Adoramos comprar enfeites quando viajamos então temos muitos mesmo. Só que tá tudo lá no Brasil, né? Nem me ocorreu comprar uma nova árvore aqui, é caro, não tenho nenhum enfeite e vou ter que deixar aqui quando voltar, nem tive que pensar duas vezes. Então fomos à uma feira de Natal e vimos uns enfeites liiindos, claro que não resistimos e compramos alguns.  Pra quê, meodeos? Foi as crianças chegarem a casa que começaram as cobranças. "Vamos montar a árvore, cadê a nossa árvore, árvore, árvore, árvore". Eu vi que não ia ter jeito então o jeito foi improvisar. E, quer saber? Acho que essa será a minha árvore preferida até o resto da vida! Natal é amor!








quinta-feira, 5 de novembro de 2015

Bonfire Night

     Todas as noites de 5 de novembro, a Inglaterra celebra a noite de Guy Fawkes. Este era um soldado católico, membro da chamada Conspiração da Pólvora, que pretendia explodir o parlamento inglês e matar o rei protestante Jaime I, dando início assim a um levante católico. Porém, na noite de 5 de novembro de 1605, foi pego e torturado por mais de uma semana antes de finalmente entregar seus comparsas, terminando por ser enforcado e esquartejado, tendo seus comparsas o mesmo fim.
   Durante a sua tortura, ao lhe ser perguntado o porque de tanta pólvora ele respondeu: "para explodir todos vcs, desgraçados bêbados de scotch de volta para as montanhas sujas de onde vieram". Sua coragem lhe rendeu certa admiração do rei que o definiu como um homem de resolução romana. Por seus objetivos em relação ao parlamento, até os dias de hoje podemos ouvir a piada de que Fawkes foi o único homem até hoje a entrar no Parlamento com intenções honestas!
     O College organizou uma queima de fogos de vinte minutos e depois acendeu uma fogueira de fazer inveja em muito escoteiro! kkkkk Foi legal conhecer um pouco da cultura e tradições daqui!


Curiosidade: no filme V de Vingança, a máscara é inspirada no rosto de Guy Fawkes. 

segunda-feira, 19 de outubro de 2015

Waterperry Gardens

     Hoje fui visitar esse belíssimo jardim com as meninas do Newcomer´s club. O lugar é lindoooo e fica a uns 25 minutinhos de carro de Oxford. Nos encontramos no University Park e algumas meninas deram carona para o resto do grupo. O jardim é completamente encantador e possui também plantações de diversos tipos de maçã, que eles vendem no local. Aproveitei e comprei um monte! As maçãs por aqui tem um sabor muito diferente das que comemos no Brasil, são bem mais ácidas! Particularmente para comer prefiro as nossas mas as daqui deixam bolos e etc bem mais gostosos!
     O lugar conta também com um pequeno restaurante, onde nós almoçamos ao final do passeio. Eu fui e voltei num carro com duas americanas e uma canadense, vou te falar, foi complicadinho de entendê-las! Elas falavam rápido demais! Mas, pra quem está tendo aulas de inglês há apenas um mês, acho que me virei muito bem, obrigada! 






domingo, 11 de outubro de 2015

Bolo Surpresa e Passeio no Parque

     Queria fazer alguma coisa especial pro meu fofinho para comemorar o aniversário dele, que é amanhã. Pensei em conhecer uma cidade aqui perto ou algo do tipo mas como acabamos de chegar, tem muita coisa para descobrir por aqui mesmo ainda! No fim das contas, os novos amigos brasileiros do mestrado marcaram um encontro no The Victoria, um pub bem bacana. Só que só confirmamos o encontro ao meio-dia de domingo, para nos encontrarmos à uma da tarde. Assim fica difícil de fazer surpresa! 
     Começamos a nos arrumar e eu fui tomar banho. Antes deixei as crianças prontinhas. Estou lá no chuveiro fazendo tudo bem lentamente e sugeri: amor, pq vc não vai na frente e depois eu vou de bike com a Nanna? Ele caiu! Hehehe! Foi ele sair de casa com os pequenos pra eu acabar de me arrumar voando! Queria comprar um bolo sem ele ver! O mercado era na direção oposta à do pub. Mas deu certo, fui lá com a Nanna, compramos bolo e velas e ele nem se tocou! Chegamos ao pub um pouquinho atrasadas mas marcamos com brasileiros, né? Faz parte!!! kkkk! Quando entramos no pub, Bruno estava pedindo a comida no andar de baixo e nossa mesa era no andar de cima. Eu já subi contando pra todo mundo que ia fazer a surpresa depois da comida! Engraçado foi que o Guilherme e a Flávia, sem que tivéssemos combinado, levaram brigadeiros! Festinha completa! Nham! Almoçamos, batemos muito papo e de sobremesa, tcharãn! Acendi as velas sem ele nem perceber! Adoro a carinha que ele faz qd é pego de surpresa! Te amo tanto, meu amoooor!


     Depois do almoço, fizemos uma caminhada em Port Meadow, às margens do Rio Tâmisa. Nossa! Que lugar lindo! Fomos andando até um outro pub super escondido que tem lá, o The Perch Inn. A entrada do pub é um charme:


     O pub tem esse espaço aberto com várias mesas, nós não consumimos nada do local, apenas sentamos e consumimos as coisas que nós mesmos levamos, vinho, frutas, salgadinhos... Largamos as bikes no chão ao lado da mesa que ocupamos, as crianças jogaram bola, brincaram de pique, subiram numa árvore linda e enorme que tinha lá, foi uma tarde tãooo gostosa!



     Ao final do dia fomos abençoados com esse pôr do sol maravilhoso, olha as cores desse céu!!!

domingo, 4 de outubro de 2015

Museu de História Natural de Oxford

     Hoje fomos conhecer esse maneiríssimo museu que já se tornou o queridinho da família! Tanta coisa pra ver e para aprender! Vai ser programa certo todo santo mês! O bacana aqui é que os museus bolam diversas atividades para crianças tornando a experiência muito mais interessante tanto para elas quanto para os pais! Nanninha foi oficializada como nossa tecla SAP! Hahahah! Mas não vejo a hora de poder livrá-la desse trabalho e ver a família toda conseguindo entender tudinho em inglês! Isso sim vai ser demais!!! 



domingo, 27 de setembro de 2015

Roupa Suja Se Lava Na Rua!


     Está aí a nossa nova realidade! Novo programão de domingo!!! Lavar a roupa suja na lavanderia comunitária do College!

segunda-feira, 21 de setembro de 2015

Todo mundo já fez também

     Aeeeeê! Primeiro mico aqui em Oxford! Fui fritar umas deliciosas fatias de bacon, fez tanta fumaça que disparou o alarme de incêndio! Em menos de um minuto tinha gente batendo na minha porta e todos os vizinhos já tinham abandonado suas casas e se aglomerado no pátio. Eu com a maiooor cara de bunda! Parada aqui é outro nível!
     Fofa foi a minha  vizinha de porta, a mexicana Rosário, me consolando:
- Todo mundo também fez isso quando chegou aqui!
     Agora só uma dúvida: posso comer bacon de novo?!

terça-feira, 15 de setembro de 2015

Carro novo! #sqn

     A maratona de hoje foi correr atrás do nosso meio de transporte por aqui. Como a cidade é pequena, como não tem a menor chance da gente comprar um carro e andar de ônibus é caro, a melhor alternativa, mais saudável, divertida e barata é andar de bicicleta. Pesquisamos ontem o dia todo em um site chamado Gumtree, achamos várias bikes de segunda mão por um valor legal. Combinamos de visitar algumas hoje e ver qual era. Demos sorte logo de cara!
     A primeira pessoa que marcamos era um senhor que tem terras. Como aqui em Oxford é um entra e sai de estudantes, tem muita gente que vai embora e literalmente abandona a bike (entre outras coisas). Ele nos contou que acha várias bikes abandonadas nas terras dele. Que loucura! Daí ele pega, entrega na mão de um cara que troca tudo - freios, pneus e o que precisar, deixa elas prontas pra rodar - e depois vende.  O cara era super do bem! Nos explicou que nem ganha muita grana com isso mas que é contra os princípios dele deixar as coisas que podem ser recuperadas estragarem. Um barato! 
     Fomos ver uma e acabamos encontrando duas! O lance da confiança em estranhos aqui é outro nível! Os pneus estavam um pouco baixos e o nosso intuito era comprá-las e já voltar pra casa pedalando. O cara nos deixou na calçada da casa, com as bikes, sem receber um centavo, pegou o carro dele e foi comprar uma bomba de encher pneu! Ficamos uns vinte minutos esperando ele voltar, boquiabertos com a atitude dele. Poderíamos ter ido embora com elas tranquilamente. Insanidade imaginar isso na nossa cultura!  
     Agora, o que realmente foi insano, foi essa volta pra casa no pedal. Isso aqui é outro mundo! Percorremos uma distância bem razoável. Ninguém passou com o carro tirando um fino da gente. Ninguém nos desrespeitou ou forçou a passagem. Aliás, bike aqui tem preferência. Tem ciclovia na cidade toda, quero dizer, a ciclovia é uma linha no asfalto, nada demais. Não estávamos de capacete. O motorista do ônibus ficou paradinho esperando eu passar. Daí eu lembrei que o Brasil tem um dos melhores códigos de trânsito do mundo e eu não ando de bicicleta pela rua nem ferrando! E não é por medo de ser assaltada (não que ele não exista!). Aqui eu vi que a única coisa necessária, é educação.  
     A segunda parada insana foi essa tal mão inglesa. Poutaqueparelll! Bike anda na rua como se fosse carro. Suas mãos são as setas e vc vira, faz curvas e rótulas como se fosse um carro. Aff! Ainda bem que eu fui seguindo meu mozão pq eu sou muito retardadaaaaa! Vou levar uma surra pra me adaptar, já tô vendo! 

 A gente está em cima da calçada pq paramos para fotografar!

     De noite foi a vez de sair atrás da bike do Pedro. Foi uma luta! Pegamos dois ônibus para chegar até a casa do vendedor. Valeu a pena! A bike super bonitinha, do spiderman e novinhaaa! Pagamos 30 libras.  Esses britânicos são tão educados! Estava chovendo pra caramba e embora seja verão, cara, tá frio! Quando ele viu que fomos até lá de buzum, começou a se desculpar e dizer que não tinha se tocado que a gente não tinha carro e blábláblá! kkkkk Depois encaramos mais uma hora e meia pra voltar, cara feia do motorista pq não gostou nem um pouco que a gente entrou com aquela bicicleta no ônibus, chuva, vento mas valeu muito! Pedrão ficou mega felizão com o presente! Agora é pedal todo dia pra ir e voltar da escola!