A maratona de hoje foi correr atrás do nosso meio de transporte por aqui. Como a cidade é pequena, como não tem a menor chance da gente comprar um carro e andar de ônibus é caro, a melhor alternativa, mais saudável, divertida e barata é andar de bicicleta. Pesquisamos ontem o dia todo em um site chamado Gumtree, achamos várias bikes de segunda mão por um valor legal. Combinamos de visitar algumas hoje e ver qual era. Demos sorte logo de cara!
A primeira pessoa que marcamos era um senhor que tem terras. Como aqui em Oxford é um entra e sai de estudantes, tem muita gente que vai embora e literalmente abandona a bike (entre outras coisas). Ele nos contou que acha várias bikes abandonadas nas terras dele. Que loucura! Daí ele pega, entrega na mão de um cara que troca tudo - freios, pneus e o que precisar, deixa elas prontas pra rodar - e depois vende. O cara era super do bem! Nos explicou que nem ganha muita grana com isso mas que é contra os princípios dele deixar as coisas que podem ser recuperadas estragarem. Um barato!
Fomos ver uma e acabamos encontrando duas! O lance da confiança em estranhos aqui é outro nível! Os pneus estavam um pouco baixos e o nosso intuito era comprá-las e já voltar pra casa pedalando. O cara nos deixou na calçada da casa, com as bikes, sem receber um centavo, pegou o carro dele e foi comprar uma bomba de encher pneu! Ficamos uns vinte minutos esperando ele voltar, boquiabertos com a atitude dele. Poderíamos ter ido embora com elas tranquilamente. Insanidade imaginar isso na nossa cultura!
Agora, o que realmente foi insano, foi essa volta pra casa no pedal. Isso aqui é outro mundo! Percorremos uma distância bem razoável. Ninguém passou com o carro tirando um fino da gente. Ninguém nos desrespeitou ou forçou a passagem. Aliás, bike aqui tem preferência. Tem ciclovia na cidade toda, quero dizer, a ciclovia é uma linha no asfalto, nada demais. Não estávamos de capacete. O motorista do ônibus ficou paradinho esperando eu passar. Daí eu lembrei que o Brasil tem um dos melhores códigos de trânsito do mundo e eu não ando de bicicleta pela rua nem ferrando! E não é por medo de ser assaltada (não que ele não exista!). Aqui eu vi que a única coisa necessária, é educação.
A segunda parada insana foi essa tal mão inglesa. Poutaqueparelll! Bike anda na rua como se fosse carro. Suas mãos são as setas e vc vira, faz curvas e rótulas como se fosse um carro. Aff! Ainda bem que eu fui seguindo meu mozão pq eu sou muito retardadaaaaa! Vou levar uma surra pra me adaptar, já tô vendo!
De noite foi a vez de sair atrás da bike do Pedro. Foi uma luta! Pegamos dois ônibus para chegar até a casa do vendedor. Valeu a pena! A bike super bonitinha, do spiderman e novinhaaa! Pagamos 30 libras. Esses britânicos são tão educados! Estava chovendo pra caramba e embora seja verão, cara, tá frio! Quando ele viu que fomos até lá de buzum, começou a se desculpar e dizer que não tinha se tocado que a gente não tinha carro e blábláblá! kkkkk Depois encaramos mais uma hora e meia pra voltar, cara feia do motorista pq não gostou nem um pouco que a gente entrou com aquela bicicleta no ônibus, chuva, vento mas valeu muito! Pedrão ficou mega felizão com o presente! Agora é pedal todo dia pra ir e voltar da escola!
Nenhum comentário:
Postar um comentário