Pra fazer essa viagem dar certo, fizemos (o Bruno!) uma programação diária onde todo dia - ou quase - empurraríamos muitos kms pra trás e conheceríamos um lugar novo. Ontem era pra ser cânion Itaimbezinho e Fortaleza. Não deu pra fazer o segundo mas faz parte, pelo menos fomos no primeiro que é o mais famoso da região. Conversamos ontem à noite e resolvemos nos ater à programação porque furar no primeiro dia não parecia uma boa ideia! Na verdade, eu que cismei que seria melhor assim.
Daí levantamos, nos arrumamos para tomar o café da manhã e partir para Gramado. Aí que lascou. O dono das cabanas foi uma graça conosco, fez um café da manhã super na marca e ficamos lá batendo papo. Pra quê? Ele falou que não tinha como a gente ir embora de Cambará do Sul sem ver o cânion Fortaleza. Que ele não entendia por que o do Itaimbezinho é mais famoso se aquele é tão mais bonito etc e tal. Quase que eu fiquei com raiva dele. Pior que ele me convenceu. Como é que eu ia embora agora? Daí fiz aquela cara de bunda pro Bruno e lá fomos nós todos arrumadinhos fazer trilha! Hahahahha!
O Cânion Fortaleza está localizado no Parque Nacional da Serra Geral e é considerado o mais exuberante da região. Ele tem 7,5Km de extensão, 2000m de largura e 1240m de altitude! O de ontem foi fantástico mas esse é tipo woooow! As trilhas principais são a trilha do Mirante, uns 30 minutos de caminhada para ver a grandiosidade do cânion; a trilha da Cachoeira do Tigre Preto onde despencam as águas do Arroio Segredo; e a Pedra do Segredo, uma rocha de 5 metros de altura pesando 30 toneladas equilibrada numa base de 50 cm. Um verdadeiro segredo! Nós fizemos todas!
Confesso que deu medo de passar por cima do rio. Ir pulando de pedra em pedra parecia arriscado demais. Problema resolvido, só desapegar do tênis e entrar na água até quase o joelho! Deu pra atravessar tranquilo. Todo mundo foi na boa, só a Nanna quase chorou e implorou que não pelamordedeooos! Nem parece escoteira!!! Ninguém deu bola pra ela, hahaha!
Olhando daqui desse lado que foi esse rio que passamos por cima, realmente, não foi uma boa ideia!
Pedra do Segredo
Quando terminamos as trilhas a programação já tinha ido pro espaço. Tudo que nós queríamos era voltar pra cabana mas a próxima noite era em Gramado! O jeito foi nem parar pra almoçar, passamos numa padaria, compramos peito de peru, pão e suco e pegamos a estrada! Ainda bem que era pertinho, só 124 Km. Ficamos na Pousada dos Plátanos. Pitstop rapidinho pra largar as malas e tomar banho. Fomos jantar, claro, numa sequência de fondue! Nhami, nhami!
Riviera Fondue
Foi muito legal ver a disposição da criançada pra enfrentar as caminhadas e subidas. Verdadeiros escoteiros!
ResponderExcluir